- Institucional

Outubro Rosa: o mês da conscientização!

Este mês é marcado por um período de conscientização e alerta, principalmente, para o público feminino. A tradicional campanha Outubro Rosa, que acontece todos os anos sempre nessa época, tem como objetivo conscientizar as mulheres ao redor do mundo sobre a prevenção do Câncer de Mama.

O diagnóstico da doença é de extrema importância, já que, de acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a doença.

A boa notícia é que o câncer de mama tem maiores chances de tratamento e de cura, se for identificado na fase inicial. E é por isso, que a campanha é tão importante.

Conheça a história do Outubro Rosa

 Tudo começou nos anos 90, por iniciativa da Fundação G. Komen For The Cure. A ação aconteceu pela primeira vez na Corrida Pela Cura, quando foram distribuídos aos participantes da prova laços e fitas na cor rosa.

Já aqui no Brasil, a campanha teve início no ano de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado.

Desde então, esse movimento tornou-se comum e inclusive várias ações em diversos setores são realizadas para ajudar na conscientização como, por exemplo, usar uma roupa no tom rosa, iluminar um lugar público e sites aderirem temporariamente essa cor para chamar a atenção.

Essas são pequenas atitudes, que, com certeza, conseguem atingir toda a população, tanto mulheres quanto homens.

Prevenção do câncer de mama

Para que o câncer de mama possa ser diagnosticado é necessário que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência.

Para isso, recomenda-se realizar o autoexame das mamas, pelo menos, uma vez por mês.  Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença, a orientação é que seja feito, pelo menos, uma vez por ano.

Sintomas do câncer de mama

Geralmente, ele não apresenta nenhum sintoma logo no início. O primeiro sinal palpável pode estar associado ao surgimento de um caroço na mama.

Neste mês de outubro, cuide-se! Ajude a compartilhar essa mensagem de amor e carinho ao próximo!

A Santa Cruz sempre está preocupada e atenta as necessidades dos nossos clientes e amigos.