Se outubro foi rosa, então, certamente novembro teria que ser azul!!
Isso porque, esse mês também é um período de conscientização e alerta, porém, para o público masculino. A campanha Novembro Azul tem como objetivo principal alertar sobre a prevenção do câncer de próstata, muito comum entre os homens.
Para se ter uma noção, de todos os tipos de câncer, o de próstata é o 6° mais comum no mundo. A boa notícia é que ele tem maiores chances de tratamento e de cura, se for identificado na fase inicial.
História do Novembro Azul
Tudo começou nos anos 2000, quando, para chamar a atenção das pessoas para a saúde masculina, um grupo de amigos australianos decidiram deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro.
Em pouco tempo, essa ação ficou conhecida como Movember, que nada mais é do que a junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro).
Claro que a atitude ganhou devida atenção e repercussão e, logo foi reproduzida em vários países.
No Brasil, começou no ano de 2012. E os pioneiros da campanha foram o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Mas, por que Novembro Azul?
Claro que a ideia do nome faz referência ao Outubro Rosa. Porém, a campanha não consiste apenas em deixar os bigodes crescerem, mas também usar a cor azul e compartilhar informações sobre a importância do exame.
Sobre o câncer de próstata
Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer, estima-se que um homem morra a cada 40 minutos por causa do câncer de próstata, são mais de 13 mil mortes anuais.
Por isso, o exame de toque é essencial, afinal, muitos homens por receio não fazem o exame e, como consequência, acabam descobrindo o câncer já em estágios avançados, quando as chances de cura são menores.
Homens com mais de 50 anos devem realizar o exame de toque anualmente ou antes, caso tenham histórico de câncer na família.
Então, não deixe sua saúde de lado, cuide-se e compartilhe essa informação de amor para todos que precisam!!
A Santa Cruz apoia a campanha e está sempre pensando na saúde e bem-estar de seus clientes e amigos.