- Institucional

Passagem para idoso gratuita: conheça as regras!

Quando o assunto é viajar, não tem essa de idade!

Aliás, não é de hoje que a terceira idade tem viajado mais pelo Brasil e até pelo mundo. Afinal, nada melhor do que poder fazer um passeio sem preocupações, visitar amigos e parentes e conhecer lugares novos, não é mesmo?

E como todos sabem, no transporte rodoviário de passageiros interestadual há a concessão de benefícios para os idosos realizarem sua viagem. Entenda como funciona:

  • Tem direito ao benefício idosos com idade mínima de 60 anos e que possuem renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos;
  • As empresas de transporte devem oferecer duas passagens gratuitas aos idosos em cada horário do serviço convencional, essas duas poltronas ficam reservadas a esse público;
  • Assim que essas reservas já forem ocupadas por beneficiários, as demais poltronas podem ser reservadas com 50% de desconto sobre o valor da tarifa praticada;
  • Lembre-se: este benefício é apenas para viagens interestaduais, ou seja, quando as cidades de origem e destino são de estados diferentes como, por exemplo, de São Paulo/SP a Poços de Caldas/MG

Benefício é legal

O que regulamenta a concessão de benefícios aos idosos é o Estatuto do Idoso, a Lei nº 10.741/2003, o Decreto nº 5.934/2006 e a Resolução ANTT nº 1.692/2006.

As empresas prestadoras de serviço regular de transporte rodoviário interestadual de passageiros devem reservar aos idosos que preencham os requisitos de idade e renda, dois assentos gratuitos em cada ônibus de serviço convencional e, quando esses assentos já estiverem preenchidos, conceder o desconto de 50% no valor da passagem para ocupação dos demais assentos.

Como solicitar a passagem?

O idoso deve solicitar o bilhete de viagem nos pontos de vendas autorizados das empresas de transporte, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha.

É importante salientar que, como a procura pelo benefício de gratuidade é muito grande, é necessário comparecer ao ponto de vendas com antecedência.

Quais os documentos necessários?

Para comprovar a idade e a renda é necessário apresentar alguns documentos. No caso da idade, basta qualquer documento de identidade oficial com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. Já para a renda, é necessário apresentar um dos seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas;
  • Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador;
  • Carnê de contribuição do INSS;
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência;
  • Documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou semelhantes.

Gostou das dicas? Então fique ligado, logo mais traremos informações sobre os benefício para idosos em outros trajetos!

10 thoughts on “Passagem para idoso gratuita: conheça as regras!

  1. Gostaria muito de saber-se Poços de Caldas a Campinas ou SP só tem um horário que tem preferência de idosos porque sendo que o estatuto disse que são todos horários com assento pra dois idoso o cometa qualquer horário tem com quem tem que resolver isto gosto de ir de Santa Cruz porque é mais fácil pra mim faço tratamento em Campinas e vou a cada dois meses o cometa tenho que pegar duas circular espero que tenha uma resposta do responsável da viação Santa Cruz desde já obrigado

    1. Olá Tereza, nós oferecemos a gratuidade em todos os horários do serviço convencionais, conforme indica a regulamentação.

  2. Eu estive em Guaxupé e o rapaz da bilheteria me informou que a minha carteira da secretaria de ação social não serve para a obtenção da passagem gratuita e que só tem gratuidade em 02 dias da semana, tenho 64 anos e minha esposa tem 60, como posso resolver?

    1. Olá, para obtenção de passagem de idosos os idosos precisam apresentar comprovante de renda que comprovem que recebam no máximo 2 salários mínimos e o documento de identificação.

  3. Boa noite.
    Preciso de uma reserva para idoso gratuita para São Paulo dia 11/01/20
    As 8:30 hrs, se possível.

  4. Gostaria de saber se para viajar para bahia, consigo passagem gratuita pra minha mãe, ela tem.70 anos E nunca consegue passagem gratuita… sempre tem que pagar meia acho um absurdo isso

Comments are closed.