Com tudo o que está acontecendo sobre o Coronavírus, pode ser muito difícil tomar uma decisão sobre o que fazer hoje. A prevenção é sempre a melhor medida!
A Santa Cruz também está em alerta monitorando a situação do Coronavírus (COVID-19). Para que possamos continuar evoluindo com você, a sua saúde vem em primeiro lugar! Diante de tudo o que está acontecendo pode ser muito difícil tomar uma decisão sobre o que fazer hoje e pensando nisso preparamos este artigo com esclarecimentos necessários ao bem estar, não só de nossos viajantes, mas de toda a população.
O que é o CORONAVÍRUS?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, esses vírus provocam infecções respiratórias que vão desde um resfriado comum até doenças mais severas como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O novo coronavírus causa a doença chamada COVID-19.
O que é COVID-19?
Ele é a doença infecciosa causada pelo mais recente coronavírus descoberto. O vírus e a doença eram desconhecidos antes do surto iniciado em Wuhan, na China, em dezembro de 2019.
Quais são os sintomas da COVID-19?
Os sintomas da COVID-19 seguem destacados abaixo:
Como a COVID-19 é transmitida?
A COVID-19 pode ser transmitida de uma pessoa para outra, através de gotículas de saliva ou muco, expelidos pela boca ou narinas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Pode ocorrer também através de partículas virais transferidas ao apertar as mãos ou compartilhar um objeto, como por exemplo beber no mesmo copo que um portador do vírus. Novas pesquisas sobre as formas de transmissão ainda estão sendo realizadas e a OMS continuará compartilhando as descobertas atualizadas.
Como evitar a COVID-19?
Na maioria das vezes, é evidente se uma pessoa está doente, mas já houve relatos de portadores do vírus que não apresentaram sintomas aparentes. Segundo a OMS deve-se manter uma distância de pelo menos 1 metro da pessoa com sintomas evidentes.
Quarentenas e restrições de viagens também estão em vigor em muitos países e se destinam a ajudar a quebrar a cadeia de transmissão. As autoridades de saúde pública podem recomendar outras abordagens para pessoas expostas ao vírus, incluindo isolamento em casa e monitoramento de sintomas por um período de tempo (geralmente 14 dias), dependendo do nível de risco de exposição.
Na rotina diária de cuidados, destacamos cuidados simples e que fazem a diferença no dia a dia para conter a disseminação do vírus:
Devemos usar máscara facial para proteger contra o coronavírus?
É sempre importante seguir as recomendações de saúde pública. Atualmente, máscaras faciais não são recomendadas para o público em geral. A máscara é fundamental apenas para quem está com sintomas (febre ou tosse) e para quem está em contato direto e cuidando dessas pessoas.
Se você tiver sintomas respiratórios como tosse ou espirro, os especialistas recomendam o uso de uma máscara para proteger os outros. Isso pode ajudar a conter gotículas que contenham qualquer tipo de vírus, incluindo a gripe, e proteger contatos próximos (qualquer pessoa a menos de um a um metro e meio da pessoa infectada).
A OMS recomenda o uso racional deste recurso para evitar desperdício e a falta deste insumo devido a utilização sem critérios.
Todos juntos para conter a COVID-19
A Santa Cruz recomenda aos passageiros que se estiverem apresentando 2 dos sintomas da COVID-19 não viaje! A saúde é item prioritário e devemos colaborar para que o vírus não se propague! Procure orientação médica e reagende sua viagem!
Para viagens agendadas no período de 16/03/2020 à 28/03/2020, excepcionalmente, realizaremos a remarcação de passagens, em todos os trajetos, aos passageiros que apresentarem os sintomas e necessitarem reagendar sua viagem.
Se não apresenta sintomas e precisa viajar, recomendamos alguns cuidados abaixo que podem também reduzir os riscos neste período:
– Compre sua passagem pela internet: evite aglomerações, principalmente nos terminais das grandes cidades. A venda on-line está disponível e você recebe seu bilhete pelo e-mail no ato da compra! Assim, você precisa comparecer no Terminal Rodoviário apenas para o embarque apresentando seu bilhete de forma digital ao motorista!
– Verifique sempre a disponibilidade de viagens: com a redução da demanda de passageiros, nossos horários podem sofrer alterações. Certifique-se pelo nosso site dos horários disponíveis para viagem em seu trajeto.
– Cancelar ou remarcar: se após a compra de sua passagem necessitar cancelar ou reagendar estaremos à sua disposição! Nas compras on-line esse processo pode ser realizado também de forma on-line.
Para cancelar acesse no menu do site “Meu Pedido” e, para reagendar, solicite atendimento pela seção “Fale Conosco”. Fique atento aos prazos para as solicitações que estão indicados no seu voucher de compra.
Para mais informações nos acompanhe pelo site e em nossas redes sociais.